Tela portuguesa estará em mobiliário verão 2022

Demos início a uma das estações mais esperadas do ano: o verão.  Esse ano, a tela portuguesa estará entre os itens de desejo, decoração e mobiliário para 2022. 

 Bem-estar, naturalidade e aconchego são as palavras-chave que marcam as principais tendências para o setor de decoração e design de interiores, previstas para serem colocadas em prática em 2022, um ano que é esperado após se viver dois anos de pandemia. Agora, com o avanço da vacinação existe a possibilidade de se receber. 

História da telinha

Mesmo antes da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, a colônia portuguesa já tentava desenvolver o seu próprio modelo de design, a partir dos materiais que encontrava em terra.

O que mudou depois foi a enxurrada de influências artísticas trazidas com os europeus. Navegadores por característica, este povo deu a volta ao mundo e trouxe de locais distantes novas técnicas para a construção civil e a produção mobiliária.

Do oriente, eles trouxeram a ideia do uso da palha tramada em móveis. O rattan, da família das palmeiras, sempre foi o material mais utilizado em várias regiões da África e da Ásia. E esta e outras plantas semelhantes eram vistas por aqui também.

Assim, uma tendência que já dominava a Europa desde a metade do século XVII chegava ao Brasil com força total. Mas aqui, obviamente, ela ganhou uma pegada mais tropical e virou popular.

​​Muitos modelos de móveis que eram vendidos na Europa na época do Brasil Império eram revestidos de tecidos pesados e quentes. As linhas do seu design combinavam mais com a moda de lá e em nada tinham a ver com o clima do Brasil.

Contudo, quando algumas ideias chegaram por aqui ganharam novos contornos, mais arredondados, e outros detalhes especiais, como grandes panos de telinhas para a passagem do vento fresco pelos móveis.

Claro que o design de móveis, de um modo geral, foi mudando com o tempo, ficando mais adaptado às necessidades da vida moderna. Motivo disso é a elegância que estes clássicos dão às decorações, fazendo os ambientes parecerem visualmente mais leves e amplos.

Deseja conhecer outros conteúdos?

Rolar para cima